A VIDA, SEGUNDO DONA GENI

Percebi Dona Geni inquieta nesta tarde, passando pelo meu quarto por várias vezes.
- Vem cá Dona Geni, sente-se aqui e vamos conversar...
Ela veio e sentou-se na beira da cama, próxima a mesa do computador onde eu estava, e eu perguntei-lhe o que a estava incomodando.
Por força da minha experiência na convivência com ela, eu até já sabia o que era.
Se na parte da manhã, ela passava tranquila! Sempre na parte da tarde, todas as suas lembranças deixavam-na com um só objetivo, querer voltar para uma casa na qual ela não morava mais, onde seu pai e sua mãe, estavam esperando-a bravos, ou então ir ao encontro do seu falecido marido.
- O que lhe aflige dona Geni?
- Ah, eu queria que alguém pudesse dar um jeito na minha vida.
- A senhora não está feliz com sua vida Dona Geni?
- Eu não sei! Não posso fazer nada, e eu fico assim sem ter um lugar na vida.
- Mas dona Geni, o seu lugar é aqui ao nosso lado, no seu quarto, onde tem a sua cama, seu banheiro, seu guarda-roupa...
- Onde?
- Lá (Eu aponto os dedos em direção ao quarto, que ficava logo depois do nosso).
- É mesmo?
Eu me levanto, convido-o a ir comigo até o seu quarto, ela se levanta, me da a sua mão direita, um pouco trêmula, e me segue. Não damos mais que 15 passos, e chegamos. Eu então lhe mostro o espaço, a cama, o banheiro, o Guarda-roupa, a janela...
- Isto é a minha vida?
- Sim Dona Geni, hoje a sua vida está morando aqui.
- Não, não é aqui!
- Dona Geni, a vida é um espaço de tempo entre o nascimento e a morte! A senhora já passou por várias etapas de vida, e agora, a verdade, é que a sua vida chegou até aqui, onde a senhora vive com a sua filha, seu genro e seus netos.
- Não pode ser verdade, isso não é vida!
E foi ai, que ela me surpreendeu!
- Claro que é Dona Geni, não existe outra vida neste momento para a senhora.
- Existe sim!
- Qual Dona Geni, o que é a vida para a senhora?
É melhor você escutar o áudio agora...

Por força da sua fala, eu desisti de querer impor a ela a verdade daquela casa, e lhe falei:
- Dona Geni, está passando da hora, vamos tomar café?
Esse era o melhor momento para ela, quando eu a chamava para uma refeição, fosse ela qual fosse.
- E ai Dona Geni, o café está bom?
- Está ótimo, delicioso, você é um anjo!
Essa mania comum de chamar homem que faz café, de anjo, até que faz sentido.

FIM




Comentários

Postagens mais visitadas