AL...ALGO A MAIS?

Não vou falar sobre o dia 08/03 valendo-me de uma sentença tipo esta:








Pois o "Ser" mulher, é muito mais que o porto de descanso do homem.
Vou falar das mulheres com Al...Ago a mais ? Não!
Segundos dados colhidos, existem no mundo até 2017, estimados 35,6 milhões de pessoas com Al.
Com o envelhecimento da população mundial, esses números irão crescer e em 2030 serão 65, 7 milhões, e no ano de 050 115,4 milhões de Als. E o que é pior grande parte desses em países em desenvolvimento.
No nosso País, que está nesse contexto de País em desenvolvimento, o numero de Als gira em torno de 1 milhão e 200 mil pessoas.
Aqui em Praia Grande, os mesmos recursos que me permitiram chegar aos números globais e do Brasil, não me permitiram chegar a um número de pessoas com a doença descrita pelo psiquiatra Alemão Alois Alzheimer
Mas elas existem, e muitas impedidas de frequentar alguns equipamentos públicos de acolhimento, salvo se acompanhadas por algum familiar, o que nas classes menos favorecidas, torna-se praticamente impossível. O que fazer? Joga-las nos asilos, alguns com aquela tradicional fachada de casa de repouso, mas que no seu interior, revela-se uma oficina de maus tratos aos idosos?
Nós temos um "Ser" assim em nossa casa...E é claro que gostaríamos de vê-la  frequentando todos os equipamentos públicos de acolhimento disponíveis em nossa cidade, mas! O melhor lugar para ela, sempre será a  nossa casa, que hoje é a casa dela.
Feliz dia da mulher dona Geni!
Dedico o Poema abaixo, a essas mulheres como dona Geni que nos dias de hoje, são muito mais que o porto de descanso do homem...Em países como o nosso, na verdade são os pilares da sobrevivência da célula familiar com sua força trabalhadora incansável, fé e amor aos seu próximo.
Mas por favor! Pensem no Al...Naquele algo a mais em suas vidas? Não, no Alzheimer no futuro das suas vidas.


AL
Não!
Não sei quem você é
Nem quem você foi
E menos ainda
Quando aconteceu
Alguma convivência
Entre você e eu.

Não!
Não a culpe
Pois o culpado
Dela estar assim
Sem saber
De você e de mim
Tem um nome...AL
Alzheimer.

Pois é!
Ela não sabe de nós
Nem de ninguém
Para ela, seu nome
Já não importa
Pois o que ela é agora
É só uma memória morta.




Comentários

Postagens mais visitadas